quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Coração




2.1.2 Coração

O nosso coração se localiza no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O nosso coração possui um peso médio de aproximadamente 300 gramas, dependendo do tamanho e o sexo da pessoa. É um órgão que bombeia o sangue fazendo com que o sangue circule no corpo, em repouso o sangue é bombeado pelo coração mais ou menos em 45 segundos. O coração bate até 100.000 vezes por dia, fazendo com que circule pelo corpo 5 litros de sangue. O coração contém três camadas, e é isso que o site Só Biologia nos traz:

O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas: Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto; Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio. (SÓ BIOLOGIA, 2011)

As artérias coronárias se dividem em duas, essas duas partes são chamadas de artérias coronárias direita e esquerda. Se caso essas artérias coronárias pararem de funcionar corretamente pode chegar a acontecer até. É bem isso que o site Só Biologia nos afirma:

Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio. (SÓ BIOLOGIA, 2011)

Além do nosso coração sem o órgão que nós mais precisamos, ele também possui separações, também chamadas de cavidades, essas são separadas em quatro. E o site Só biologia nos afirma: “No coração humano, existem quatro cavidades: átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior; ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.”

O sangue que nós possuímos passa por vários lugares, e que a seguir é relatado pelo site Só Biologia por onde o sangue passa:

O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda. (SÓ BIOLOGIA, 2011)

Antigamente a maioria acreditava que o nosso coração era a sede das emoções, mas hoje nós acreditamos completamente diferente e que simplifica o significa do coração. Isso quem nos afirma é os autores Cézar, Sezar, Bedaque que está descrito a seguir: “O coração não é a sede das emoções, como se acreditava antigamente (...) Sabemos hoje que o coração é apenas é apenas uma bomba de grande potência e regularizada, que empurra o sangue ao longo dos vasos sanguíneos” (CÉSAR; SEZAR; BEDAQUE; 1993, p. 87).



Nenhum comentário:

Postar um comentário